Depois de mais de 13 anos a estudar o planeta Saturno e vários dos seus satélites naturais (luas), a missão da sonda Cassini chega agora ao fim. Se tudo acontecer como o previsto, no dia 15 de Setembro de 2017 a sonda Cassini será intencionalmente destruída entrando na atmosfera do planeta Saturno.
A sonda espacial Cassini-Huygens foi lançada no dia 15 de Outubro de 1997, tendo entrado em órbita ao redor do planeta Saturno em Julho de 2004.
A missão da sonda Cassini-Huygens é uma das missões espaciais não tripuladas mais ambiciosas da História da exploração espacial. A missão divide-se em dois elementos principais: a sonda de pouso Huygens, que em 2005 se separou da Cassini para descer até à superfície de Titã, o maior satélite de Saturno; e a sonda Cassini orbiter que se manteve em órbita ao redor de Saturno até ao fim de sua missão.
Durante estes anos, foi abundante a informação e fotos que esta sonda nos enviou desse planeta gigante e do seu sistema de satélites naturais (luas). Vamos ver de seguida apenas alguns exemplos de fotos obtidas pela sonda Cassini.
Para saber mais pormenores sobre a sonda Cassini, aceda aos seguintes links:
https://www.jpl.nasa.gov/missions/cassini-huygens/