Amalteia é um satélite natural (lua) do planeta Júpiter. O satélite Amalteia foi descoberto em 9 de Setembro de 1892 pelo astrónomo norte-americano Edward Emerson Barnard. Porém, foi com a visita de várias sondas espaciais que foi possível ficarmos a conhecer muito mais sobre esta lua joviana.
Amalteia possui uma forma irregular. Suas dimensões são de aproximadamente 246 x 146 x 128 km.
Amalteia possui uma órbita com uma baixa excentricidade, quer isto dizer que a sua órbita ao redor do planeta Júpiter é quase circular. Este satélite orbita a cerca de 181.000 km de Júpiter.
Amalteia demora quase 12 horas a completar uma volta ao redor do planeta Júpiter, e demora também o mesmo tempo a completar uma volta sobre si próprio, tratando-se assim de uma rotação sincronizada. Como consequência, Amalteia tem sempre o mesmo lado voltado para Júpiter.
A superfície deste satélite de Júpiter tem uma forte coloração vermelha, e possui grandes crateras e cordilheiras. Podemos destacar a cratera Pan (com cerca de 100 km de diâmetro) e a cratera Gaeia (com cerca de 80 km de diâmetro), ambas as crateras são de grandes dimensões tendo em conta o tamanho desta lua de Júpiter.
Muito daquilo que conhecemos sobre esta lua de Júpiter foi obtida por sondas espaciais, nomeadamente pelas Voyager 1 e Voyager 2, pela sonda Galileu, e também pela New Horizons.