A Estação Espacial Internacional (EEI), ou em inglês International Space Station (ISS), é uma estação espacial que orbita a Terra e tem estado permanentemente habitada por astronautas desde o dia 2 de Novembro de 2000.
A Estação Espacial Internacional é constituída por vários componentes que foram sendo acrescentados ao longo do tempo. O primeiro componente a ser lançado foi em 1998, nos anos seguintes foram sendo acrescentados muitos outros, e atualmente a Estação Espacial Internacional é o maior objeto artificial a orbitar o nosso planeta.
A EEI encontra-se numa órbita baixa, a rondar os 400 km de altitude, e pode ser vista a partir da Terra a olho nu. A velocidade da EEI é de aproximadamente 27.600 km/h, sendo que por dia completa quase 16 voltas à Terra.
A Estação Espacial Internacional envolve a colaboração de várias agências de diversos países, nomeadamente: NASA (Estados Unidos da América), Roscosmos (Rússia), CSA (Canadá), JAXA (Japão) e ESA (Europa).
A Estação Espacial Internacional também recebeu o primeiro astronauta lusófono, o brasileiro Marcos César Pontes, em 2006.
A EEI serve como laboratório em ambiente espacial e em microgravidade para diversos tipos de experiências científicas, como é o caso de experiências no campo da astronomia, física, biologia, entre muitas outras. A EEI permite que sejam realizados certos tipos de experiências que não seriam possíveis na superfície da Terra.
Como foi dito atrás, a Estação Espacial Internacional é visível a partir da Terra a olho nu. Porém é necessário saber quando é que a EEI (ou ISS) vai passar próximo de nós para a podermos ver. Para isso existem vários sites disponíveis que nos ajudam nesse aspecto.
A NASA disponibiliza essa informação no link que se segue: Spot The Station. Aqui precisamos de definir primeiro o país, depois a região ou estado, e a seguir a cidade onde estamos.
Como alternativa podemos aceder a um outro site: ISS observation, aqui basta colocarmos o nome da cidade.