A Galáxia de Bode, também conhecida por M81 e por NGC 3031, é uma galáxia que foi descoberta em 31 de Dezembro de 1774 pelo astrónomo alemão Johann Bode. A galáxia de Bode situa-se a aproximadamente 12 milhões de anos-luz e pode ser observada na direção da constelação da Ursa Maior.
A M81 é uma galáxia espiral com um diâmetro na ordem dos 90.000 anos-luz, ou seja, um pouco menor que o diâmetro da nossa Via Láctea.
A galáxia de Bode é relativamente fácil de ser observada, está mesmo ao alcance de uns binóculos. A sua magnitude aparente é de 6,9.
A galáxia de Bode é um objeto celeste relativamente popular entre os astrónomos amadores no hemisfério norte, para além de ser objeto de estudo por parte de muitos astrónomos profissionais.
A galáxia de Bode (ou M81) é a maior galáxia do chamado Grupo M81. Este grupo é constituído por 34 galáxias, uma das quais é a também conhecida M82 que se situa a 150.000 anos-luz de M81. A M82 também é visível com relativa facilidade mesmo através de pequenos telescópios.
Acredita-se que há algumas dezenas de milhões de anos atrás, estas galáxias passaram muito próximas uma da outra. A interação gravitacional de M81 terá deformado significativamente a M82, porém a M81 também não saiu totalmente ilesa desse encontro, tendo sofrido algumas alterações (porém não tão grandes quanto as da sua parceira).