Planeta-Órfão – Planeta Interestelar

Planeta-Orfão - Planeta InterestelarO que é um planeta-órfão ou planeta interestelar? Este tipo de planeta também possui outras designações, tais como planeta livre ou planeta flutuante. Trata-se de um objeto com massa equivalente a de um planeta, porém não orbita ao redor de nenhum outro corpo celeste (como uma estrela ou uma anã castanha). A origem dos planetas-orfãos ainda não é conhecida com total certeza, porém existem teorias a respeito disso.

Atualmente estima-se que os planetas-órfãos na nossa galáxia, a Via Lactea, são mais numerosos do que as estrelas. Só considerando planetas-órfãos de massa equivalente à de Júpiter, estima-se que o número destes planetas isolados seja o dobro do número de estrelas. Este tipo de planetas é muito dificil de ser detetado, pelo que esta estimativa não inclui os planetas de massa menor que a massa de Júpiter ou de Saturno. É provável que planetas interestelares do tamanho da Terra também existam e até possam ser mais numerosos que os planetas de massa equivalente à de Júpiter.

A origem destes planetas nómadas não é conhecida com total rigor. Porém existe a teoria que estes planetas tiveram origem num sistema estelar, e que depois foram ejetados e ficaram a “vagar” livremente pelo espaço. Também existe uma outra teoria que defende que estes planetas nasceram sem estar ligados a nenhum sistema estelar, ou seja, nesse caso estes planetas nunca estiveram ligados gravitacionalmente a uma estrela ou a outro corpo celeste. É possível também que ambas as teorias sejam válidas, ou seja alguns planetas-órfãos tenham a sua origem como descreve a primeira teoria, enquanto que outros a sua origem seria como descreve a segunda teoria.

Esses planetas interestelares assim movem-se através da galáxia, tal como acontece com o nosso Sol, em órbitas ao redor do centro da galáxia.

Dado que os planetas-órfãos não estão ligados ao nosso Sistema Solar, são também considerados como exoplanetas (planetas extra-solares).

5/5 - (12 votes)
Tagged , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.