Fomalhaut é a estrela alfa da constelação de Peixe Austral, uma constelação do hemisfério celestial sul. Fomalhaut é a mais brilhante de sua constelação, sendo uma estrela razoavelmente brilhante, possuindo uma magnitude aparente de +1,16.
Fomalhault situa-se a aproximadamente 25 anos-luz de nós, estando por isso relativamente próxima do nosso Sistema Solar.
Fomalhaut na realidade forma um sistema de três estrelas ligadas gravitacionalmente. A maior de todas é Fomalhaut A, geralmente designada simplesmente por Fomalhaut, uma estrela com cerca do dobro da massa do nosso Sol, e cerca de 16,5 vezes mais luminosa (valores aproximados). Outro elemento deste sistema triplo de estrelas, é a estrela TW Piscis Austrini (também conhecida por Fomalhaut B), uma estrela anã laranja. A outra estrela é designada por LP 876-10 (também conhecida por Formalhaut C), sendo esta estrela uma anã vermelha.
Em volta da estrela Fomalhaut orbita um planeta designado por Fomalhaut b. Este foi o primeiro exoplaneta a ser fotografado. A foto deste exoplaneta foi obtida pelo telescópio espacial Hubble e foi publicada em 13 de Novembro de 2008. Através do telescópio espacial Hubble, foi também possível detetar um vasto cinturão de detritos em volta da estrela.