As Três Marias é o nome popular que é dado ao conjunto de 3 estrelas que fazem parte da constelação de Órion. Este asterismo é também conhecido por Cinturão de Órion.
A constelação de Órion (ou Orionte) é uma das constelações mais conhecidas do céu noturno. É conhecida por várias estrelas famosas como a supergigante vermelha Betelgeuse e a supergigante azul Rigel, ou pela belíssima Nebulosa de Órion (M42), ou ainda pela Nebulosa Cabeça de Cavalo.
O Cinturão de Órion (As Três Marias) são um asterismo famoso, e são mais um dos muitos pontos de interesse da constelação de Órion. As três estrelas que formam este asterismo apresentam-se no céu quase que em linha reta.
Uma dessas estrelas chama-se Alnitak (Zeta Orionis), trata-se de um sistema de várias estrelas, porém visto da Terra e a olho nu aparece apenas como sendo uma estrela. Alnitak situa-se a aproximadamente 800 anos-luz de nós.
A estrela do “meio” do asterismo é Alnilam (Epsilon Orionis), uma supergigante azul situada a cerca de 1340 anos-luz de nós.
A outra estrela é Mintaka (Delta Orionis), na realidade trata-se de um sistema múltiplo de estrelas. Mintaka situa-se a aproximadamente 915 anos-luz da Terra.
As Três Marias são estrelas relativamente brilhantes e fáceis de reconhecer ao olharmos na direção da constelação de Órion.