Dia 14 de Julho de 2015, uma data histórica na exploração espacial. Pela primeira vez uma sonda espacial, neste caso a New Horizons, visita o longínquo planeta anão Plutão. Plutão foi descoberto em 1930, mas durante todas estas décadas este objeto do Sistema Solar esteve envolto em grande mistério, dada a dificuldade de observação a partir da Terra, mesmo com os telescópios mais potentes. Agora, com a New Horizons, muitos dos mistérios de Plutão são desvendados.
A sonda espacial New Horizons foi lançada para o espaço pela NASA no dia 19 de Janeiro de 2006.
Mais de nove anos depois do seu lançamento, a New Horizons atingiu o seu alvo passando pelas proximidades de Plutão e de seus satélites. No dia 14 de Julho de 2015 a sonda New Horizons sobrevoou o planeta anão e recolheu diversas fotos e informações que nos irão facultar um conhecimento sobre Plutão, como nunca tinha sido possível até agora.
Desde já fica esta belíssima foto obtida pela New Horizons antes da sua passagem pelo ponto mais próximo de Plutão. Quando a New Horizons obteve esta imagem estava a cerca de 768.000 km da superfície de Plutão.
Segue-se uma foto de Caronte obtida no dia 13 de Julho de 2015 pela New Horizons a uma distância de 466.000 km desta lua de Plutão. Esta foto de Caronte é bastante detalhada, e podemos notar que o número de crateras na sua superfície é bastante reduzido, o que parece indicar que a superfície de Caronte é relativamente jovem devido a atividade geológica.
Depois da passagem da New Horizons pelo ponto mais próximo de Plutão, a NASA divulgou a seguinte foto onde podemos observar com bastante detalhes uma região próxima do equador de Plutão. De salientar a existência de montanhas cujos picos chegam a cerca de 3.500 metros de altura. O surpreendente disso é que aparentemente estas montanhas geladas são relativamente jovens, não devendo ter mais de 100 milhões de anos, indiciando que Plutão poderá eventualmente ainda ser geologicamente ativo.
No dia 16 de Julho de 2015, a NASA divulgou uma imagem detalhada de uma parte da superfície de Caronte, obtida pela New Horizons no dia 14 de Julho de 2015. Segue-se a foto.
No dia 17 de Julho de 2015, a NASA divulgou mais uma imagem da superfície de Plutão onde podemos observar uma planície, sem crateras, que possivelmente ainda poderá estar a ser moldada por processos geológicos. Esta foto foi obtida pela New Horizons no dia 14 de Julho de 2015, quando a sonda estava a uma distância de 77.000 km de Plutão.
No dia 17 de Julho de 2015, a NASA divulgou uma simulação com base nas fotos obtidas pela New Horizons quando passou próximo do planeta anão Plutão.
A missão da New Horizons centrou-se em Plutão e em Caronte, porém não se limitou a isso. No dia 21/07/2015 a NASA divulgou duas fotos, uma de Nix e outra de Hydra, duas pequenas luas de Plutão que possuem apenas algumas dezenas de km de diâmetro.
No dia 21 de Julho de 2015, a NASA divulgou mais uma foto pormenorizada da superfície de Plutão. A foto foi obtida pela New Horizons em 14 de Julho de 2015.
No dia 24 de Julho de 2015 a NASA divulgou mais uma foto muito interessante de Plutão. Até essa data, as fotos divulgadas eram referentes ao lado de Plutão iluminado pelo Sol (ou seja, o lado diurno de Plutão). Porém, no dia 15 de Julho de 2015, a New Horizons obteve uma foto do lado do planeta anão que estava de “noite”. Nesta foto podemos observar a atmosfera de Plutão a “rodear” o planeta anão com o aspecto de um “halo”.
No dia 10 de Setembro de 2015, a NASA publicou mais fotos obtidas pela New Horizons quando da sua passagem pelas proximidades de Plutão. Nestas fotos podemos observar a variedade e a complexidade dos vários tipos de terreno da superfície de Plutão. Seguem-se as fotos:
No dia 17 de Setembro de 2015, a NASA divulgou novas imagens de Plutão, obtidas pela New Horizons no dia 14 de Julho de 2015, quando passou pelas proximidades do planeta anão. Seguem-se as fotos.
(Atualizado em 18/09/2015)