A estrela Wolf 359 é uma das estrelas mais próximas de nós. Trata-se de uma anã vermelha, que apesar da sua proximidade não é visível a olho nu devido ao seu fraco brilho. A magnitude aparente de Wolf 359 é de cerca de +13,5 sendo apenas observável com recursos a grandes telescópios.
A estrela Wolf 359 situa-se a aproximadamente 7,8 anos-luz de distância de nós. Das estrelas que fazem parte da “vizinhança” do Sistema Solar, apenas as estrelas que fazem parte do sistema de Alfa Centauri e a Estrela de Barnard é que se situam mais próximas de nós que Wolf 359.
A estrela Wolf 359 situa-se na direção da constelação do Leão, próxima da eclíptica.
Wolf 359 é uma das estrelas menos massivas que conhecemos atualmente. Estima-se que sua massa é equivalente a 9% da massa do nosso Sol. Já em termos de diâmetro, Wolf 359 deverá de ter aproximadamente 220.000 km, ou seja próximo de 16% do diâmetro do Sol.
A fotosfera desta estrela anã vermelha tem uma temperatura que ronda “apenas” 2.800 K, e já foram detetados alguns compostos químicos tais como água, dióxido de titânio, monóxido de carbono, hidreto de ferro, hidreto de crómio, hidreto de magnésio e óxido de vanádio.
Wolf 359 é uma estrela eruptiva, possuindo uma forte atividade magnética que faz com que ocorra súbitos aumentos de luminosidade durante alguns minutos. Essas erupções causam fortes emissões de raios x e raios gama.