Deneb, a estrela alfa da constelação do Cisne. É também a estrela mais brilhante da sua constelação (visto a partir da Terra), possuindo uma magnitude aparente de +1,3. No céu noturno, Deneb é a décima-nona estrela mais brilhante.
Não se sabe com exatidão qual a distância desta estrela, pois existem várias estimativas que diferem muito umas das outras. Por vezes considera-se que Deneb esteja a uma distância de aproximadamente 2.600 anos-luz de nós, mas esse valor poderá vir a ser retificado no futuro.
Deneb é uma estrela supergigante branca, sendo intrinsecamente uma das mais brilhantes na nossa “vizinhança” (na escala astronómica). Tal como não sabemos a distância real de Deneb, também não sabemos com exatidão sua luminosidade e massa. É possível que sua luminosidade corresponda a aproximadamente 200.000 vezes a luminosidade do Sol, e sua massa seja equivalente a 20 massas solares. O diâmetro de Deneb poderá rondar as 200 vezes o diâmetro do Sol. De salientar que estes dados ainda não estão devidamente confirmados.
Deneb é um dos vértices do chamado Triângulo de Verão, um asterismo constituído pelas estrelas Vega (constelação de Lira), Altair (constelação da Águia), e Deneb. O Triângulo de Verão sobressai no céu do hemisfério norte durante o verão.