O ano de 2015 é um ano muito importante no que toca à exploração espacial, principalmente devido a duas sondas espaciais cujas missões são de grande interesse para astrónomos profissionais e também para o público em geral. Neste artigo vamos dar destaque à sonda espacial Dawn que tem como alvo o planeta anão Ceres, e à sonda espacial New Horizons que tem como alvo o planeta anão Plutão.
No ano de 2015 as atenções vão se centrar com muita expectativa na sonda espacial Dawn e na sonda espacial New Horizons. Estes são os destaques em termos de sondas espaciais em 2015, de fato são missões espaciais que suscitam um enorme interesse na comunidade científica.
A primeira sonda a “entrar em cena” é a sonda espacial Dawn, da NASA. Esta sonda foi lançada em 27 de Setembro de 2007 com o objetivo de estudar o asteróide Vesta (um asteróide de grandes dimensões, também considerado como protoplaneta) e também estudar o planeta anão Ceres. Tanto Vesta como Ceres são elementos pertencentes à chamada Cintura de Asteróides, tratando-se de uma região do Sistema Solar que fica entre as órbitas de Marte e de Júpiter, existindo aí inúmeros corpos rochosos.
A primeira parte da missão da Dawn já foi cumprida, pois entre 16 de Julho de 2011 e 4 de Setembro de 2012, esta sonda orbitou Vesta e forneceu-nos muitos dados sobre este interessante corpo celeste, inclusivamente obteve muitas fotos do mesmo.
A partir daí, a sonda espacial Dawn seguiu o seu curso ao encontro do planeta anão Ceres. Se tudo correr como o previsto, a Dawn chegará a Ceres no dia 6 de Março de 2015. Algum tempo antes dessa data, poderemos já ter acesso a imagens de Ceres tal como nunca vimos anteriormente. De salientar que Ceres é um planeta anão que a partir da Terra, mesmo com os instrumentos de observação mais potentes, pouco revela sobre a sua superfície, pelo que à data em que este artigo foi escrito (Janeiro de 2015) não sabemos muito sobre a aparência da sua superfície. Ceres possui cerca de 950 km de diâmetro e orbita ao redor do Sol a uma distância média de 415 milhões de km.
A outra sonda espacial que vai prender muito da nossa atenção é a New Horizons, também da NASA. Esta sonda foi lançada em 19 de Janeiro de 2006 rumo ao planeta anão Plutão. Aliás, na época em que a sonda foi lançada, Plutão ainda era classificado como planeta, no caso o nono planeta do Sistema Solar pela distância em relação ao Sol. Uns meses mais tarde a classificação de Plutão seria alterada para planeta anão.
No momento em que este artigo é escrito não sabemos muito sobre Plutão, não conhecemos em rigor o aspeto de sua superfície, pois é de difícil observação a partir da Terra. Plutão situa-se numa região longínqua do Sistema Solar chamada de Cintura de Kuiper, uma região também muito rica em corpos rochosos. A distância média de Plutão em relação ao Sol é de 5.900 milhões de km, porém a distãncia de Plutão ao Sol varia entre um mínimo de 4.436 km até um máximo de 7.375 milhões de km. O diâmetro de Plutão está na ordem dos 2.300 km.
Para além de Plutão, a New Horizons vai também estudar os seus satélites. Atualmente conhecemos 5 satélites de Plutão, sendo o maior de todos é Caronte com cerca de 1207 km de diâmetro (um pouco mais de metade do diâmetro de Plutão). Os outros 4 satélites são muito pequenos: Nix, Hidra, Cérbero e Estige.
Se tudo correr como o planeado, em 14 de Julho de 2015 a sonda New Horizons vai passar a cerca de 10.000 km de Plutão e a 27.000 km de Caronte. Assim, a sonda espacial New Horizons irá nos facultar muitos dados sobres estes longínquos e interessantes corpos celestes. Mesmo antes dessa data já poderemos vir a ter acesso a algumas fotos e a informações novas sobre o sistema de Plutão. A New Horizons não vai ficar em órbita de Plutão, mas seguirá sua missão para estudar mais sobre a Cintura de Kuiper.
Poderá acompanhar o desenvolvimento destas duas missões espaciais nos sites oficiais (em inglês):
– Sites da sonda espacial Ceres:
http//dawn.jpl.nasa.gov/
http://www.nasa.gov/mission_pages/dawn/main/
– Sites da sonda espacial New Horizons:
http://pluto.jhuapl.edu/
http://www.nasa.gov/mission_pages/newhorizons/main/index.html